Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

sábado, 19 de julho de 2014

JIAI-2014 começam dia 23/07 em Quito


A edição das Jornadas Internacionais de Acesso à Informação (JIAI), evento que vem sendo organizado pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez, da Faculdade de Ciência da Informação (FCI/UnB) começará nesta 4ªf, dia 23/julho no Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para América Latina (CIESPAL), instituição de referência que publica a famosa revista Chasqui, uma das poucas A1 da América Latina.

As JIAI objetivam refletir sobre a relação entre o acesso à informação, democracia e desenvolvimento social a partir de diferentes disciplinas: arquivos, biblioteca, Ciências da Informação, Direito, Comunicação e TICs. O evento atual tem na organização professores da UnB e da Universidade de Antioquia (UdeA - Colômbia). Apoiam ainda a Superintendência de Telecomunicações do Equador a Universidade Central do Equador e o Projeto Prometheus, da Secretaria Nacional de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação daquele país. A organização do evento é parte dos resultados de convenio firmado entre a UnB e A UdeA em janeiro deste ano. As JIAI se constituem uma atividade de trabalho coletivo, contando com o apoio oficial da rede "Diálogos en Mercosur" e "Movimento Internacional do Conhecimento".

As JIAI estão inseridas em um ambiente dinâmico, com alcance internacional, representando o resultado de esforço e atividades continuadas de uma rede de especialistas e pesquisadores, fundada em 2010, em Santiago do Chile, em simpósio do Congresso da Internacional do Conhecimento. Tal simpósio veio a se repetir em Janeiro de 2013, na edição subsequente do mesmo congresso, também no Chile.. Meses depois, em outubro do mesmo ano, realizou-se com sucesso um novo evento, desta vez na Universidade de Antioquia, em Medellín, Colômbia.

Segundo o coordenador, Prof. André, as JIAI sugiram da necessidade expressa por vários colegas latino-americanos de refletindo sobre o acesso à informação como forma de fortalecimento da democracia e como um incentivo para o desenvolvimento social. É cada vez mais claro que a participação ativa da sociedade civil nas atividades econômicas, sociais e culturais, um fenômeno que está causando uma mudança na forma de acesso e compreender as informações, especialmente a relacionada com as atividades do governo.

Em maio deste ano, as JIAI consolidaram sua própria rede, a RedJIAI, que, em pouco mais de um mês e meio, superou uma centena de filiados, contando com alguns nomes bastante significativos na área como, por exemplo Rafael Capurro (do International Center for Information Ethics, Alemanha), Luciana Duranti (da University of British Columbia, Canadá). Manuel Sanches de Diego (da Universidade Complutense de Madrid), Pablo Armando Gonzáles (da Universidade Nacional Autônoma do México), Anna Szlejcher (da Universidade Naciobal de Córdoba, Argentina), além de diretores de arquivos públicos do Brasil e do exterior.

Maiores informações sobre as JIAI e sobre sua rede podem ser obtidas em http://www.jiai.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente & argumente