Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Entrevista sobre metodologia de pesquisa

Recentemente dei uma entrevista para o curso de especialização em Gestão de Segurança da Informação e Comunicações que acredito que tem muita relação com o que venho desenvolvendo em aula e aqui neste blog.


Na versão anterior do mesmo curso que havia ficado responsável pela disciplina não presencial, para a qual foram elaborados um vídeo de apresentação (com áudio muito ruim) e um manual para desenvolvimento à distância de projeto de pesquisa:

     

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Bases empíricas e conceituais em teses de CI

Seguindo o esquema da ciranda-cirandinha, a atividade desta semana também será feita com interação de comentários dos participantes. O objetivo é saber diferenciar quais são as bases empíricas e quais são as bases conceituais utilizadas em testes relacionadas à Ciência da Informação. O primeiro participante,  Francisco Luziaro, deverá baixar a minha tese de doutorado (http://eprints.rclis.org/12862/) e identificar nela:
a) quais as bases conceituais utilizadas;
b) quais as bases empíricas utilizadas;
c) quais foram os métodos de pesquisa empregados para o trabalho com a base empírica.

O participante seguinte deverá:
a) comentar o entendimento do colega que o antecedeu;
b) escolher nova tese, que esteja disponível on-line e indicar a url da mesma;
c) quais as bases conceituais utilizadas;
d)) quais as bases empíricas utilizadas;
e)) quais foram os métodos de pesquisa empregados para o trabalho com a base empírica.
A mesma sistemática deverá se repetir até a noite do dia 24/04, 4ªf, quando, às 22:00, Luizaro comentará a respeito da análise do último colega, encerrando, assim, a atividade.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prêmio José Reis Divulgação Científica e Tecnológica



O CNPq, abriu recentemente o edital para o prêmio anual José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, voltado à pesquisadores e escritores que tenham contribuído significativamente para formação de uma cultura científica e por tornar CT&I conhecidas do grande público. Em 2013 o prêmio está dedicado à divulgação científica e tecnológica. As inscrições estão abertas até 17/maio de 2013. Maiores informações aqui.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Próximas atividades


Agora que a turma parou de engatinhar sobre o que fazer e saiu da inércia inicial, podemos avançar em mais algumas leituras, já para a aula que vem, na qual pretende-se avançar na discussão sobre ciência e sociedade, além de pontuar melhor as diferenças entre problema, método e teoria.

O material mínimo de leitura é o seguinte:

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Rodízio de resumos



A proposta é verificar o nível de entendimento que o resumo de sua pesquisa atinge com jovens pesquisadores de CI.  A atividade ocorrerá da seguinte forma:
  1. Sonia Boeres postará um resumo até hoje (5ªf, dia 11/abril) a noite ;
  2. o resumo deverá: 
    ter até 150 palavras,
    apresentar o problema (ou objetivo geral) da pesquisa,
    indicar qual é a base teórica  (conceitos principais e respectivos autores),
    indicar qual é a base empírica,
    sinalizar como se dará a execução (metodologia),
    primar pela precisão e clareza;
  3. quem vier na sequência comentará o resumo anterior quanto:
    a) clareza e compreensão,
    b) precisão,
    c) sugestões;
  4. após o que deverá postar seu próprio resumo, para que uma nova rodada seja iniciada;
  5. o prazo é até às 22:00hs, horário de Brasília, do dia 17/maio, 4ªf;
  6. nesse momento Sonia comentará o último resumo, encerrando a atividade. 
Atividades similares já foram realizadas anteriormente neste blog; conheça-as clicando aqui.

EAIPROC/2013 da APQP está aberto

Como já vem ocorrendo há alguns anos, a APQP torna público seu tradicional Edital de Apoio Ilimitado à Projetos de Ciência da Informação. Como os recursos pleiteáveis são irrestritos, não cabe crítica ao limitadíssimo prazo e à forma de divulgação. Eis as regras do EAIPROC/2013:
"A Associação de Pesquisa dos Quelônios Portentosos (APQP) torna pública a convocatória à apresentação de propostas de pequisa sobre quelônios portentosos, na categoria Edital de Apoio Ilimitado à Projetos de Ciência da Informação (EAIPROC/2012) de acordo com as diretrizes seguintes:
  1. Os projetos são restritos à Área das Ciências da Informação.
  2. Deverão ser elaborados por grupos de profissionais da área, renomados e notoriamente competentes, integrantes da disciplina de Metodologia de Pesquisa do PPGCINF-UnB.
  3. Deverão apresentar contribuição significativa para o estudo da situação-problema de Gamera.
  4. Os projetos deverão ter, no máximo, uma página manuscrita, com todas as informações pertinentes para a sua análise, e entregues ao Consultor Plenipotenciário Internacional da APQP Professor Doutor André Porto Ancona Lopez
  5. Deverão ter cópia exata de seu conteúdo informativo publicada nos comments deste post.
  6. O prazo para entrega física do manuscrito encerra-se em exatos 44 minutos após a divulgação do EAIPROC/2013
  7. O prazo para a publicação da cópia eletrônica neste blog encerra-se em exatos 45 minutos após a divulgação do EAIPROC/2013.
  8. Imediatamente após a entrega das propostas, os projetos serão apresentados em sessão pública e avaliados, na mesma sessão, pelo Consultor Plenipotenciário Internacional da APQP Professor Doutor André Porto Ancona Lopez. 
  9. Os projetos que apresentarem problemas técnicos quanto à obediência aos termos deste edital estarão sumariamente eliminados.
  10. Os projetos selecionados nesta fase serão submetidos à aprovação do Consultor Plenipotenciário Internacional Sênior da APQP Professor Doutor Eduardo Augusto Tomanik.
  11. O melhor Projeto receberá financiamento pleno da APQP, sem limite de verbas.
  12. Todas as decisões dos consultores plenipotenciários são absolutas, irrevogáveis e irrecorríveis.

Maiores detalhes podem ser obtidos na url:


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Como dizem por aí: "Homem e aluno é tudo igual; só muda o endereço... "


Na semana passada foi dada a largada para o turma 1/2013 de Metodologia do PPGCINF-UnB, com alguma procura por vagas de aluno especial e por inúmeras "juras de amor" por parte dos alunos quanto ao empenho e dedicação. O balanço inicial efetivo, mostra, à primeira vista, uma preocupante falta de comprometimento de parte significativa da turma. Vamos aos dados quantitativos:
  • Da lista inicial de 19 inscritos inicialmente, deve-se computar mais duas alunas, que estão em processo de regularização da matrícula e mais três alunos especiais selecionados (entre cinco candidatos), deixando a turma com 24 alunos.
  • Tod@s foram relembrados e avisados que deveriam ter feito a atividade inicial da disciplina, postada no dia anterior ao início (ver aqui). Na aula foi dado espaço para a execução da análise dos textos. Até o momento apenas 8 alunos colocaram comentários no post em questão, com uma taxa de eficiência de apenas 33%
  • Tod@s foram instruídos para mandar um e-mail ao professor o quanto antes, para poder ter acesso ao material de aula que, por questões de direitos de divulgação, não será publicizado no blog; foi solicitado o envio do nome completo e número de matrícula (para quem já tivesse um):
    > 3 alunos (13%)  fizeram isso no mesmo dia, sendo que em um caso o número de matrícula teve que ser pedido novamente;
    > 8 alunos (33%) fizeram isso no segundo dia, sendo que em um caso faltava o número de matrícula e em outro o nome completo e o número de matrícula;
    > no final de semana mais 3 alunos se inscreveram, perfazendo um total, nos primeiros 4 dias, de 14 alunos ( 58%); ou seja, mais do que 40% da turma optou por não aproveitar o final de semana para preparar os textos da aula seguinte;
    > até o momento, isto é, 16hs antes da aula, ainda há 6 alunos (25%) que não irão receber o material antes da aula, sendo que um dos inscritos após o final de semana, ainda não retornou informação para complementação de dados;
    > dos 18 convites enviados para compartilhamento dos textos na Dropbox há dois alunos que ainda não acessaram a pasta para leitura do material; tais dados, somados aos 6 alunos da informação anterior perfazem um preocupante indicador de 33% de alunos que, passada uma semana de curso ainda não tiveram contato com o material de leitura da segunda aula!
  • Sendo este blog o principal veículo de contato com os alunos, tod@s foram instruídos para se inscreverem no feedburner e receberem automaticamente informações sobre novas postagens:
    > apenas 7 alunos (29%) aparecem na minha listagem-feed, sendo que um deles não chegou a enviar e-mail para cadastro com o professor.
Três atividades extremamente simples (mandar e-mail, comentar um texto leve de divulgação científica e se inscrever para receber atualizações das tarefas) tiveram um nível de ineficiência assustador para alunos que pretendem desenvolver pesquisa e estar na ponta do desenvolvimento acadêmico do país. Os alunos de pós  stricto sensu de universidades públicas devem representar menos de 1% da população brasileira e têm sua formação e capacitação bancados pela sociedade. Deveriam, no mínimo, agir de modo mais responsável. São problemas de cultura educacional (ou da falta dela) que faz com que pessoas que se esforçaram bravamente para conseguir um espaço em um dos três melhores cursos de pós em CI do Brasil (de acordo com a CAPES, no momento) tenham atitudes altamente questionáveis quanto à maturidade.

Visando aprimorar a discussão sobre dados quantitativos e análise qualitativa, recomenda-se que tod@s (inclusive os leitores não-alunos da disciplina atual) façam uma análise sobre o potencial de contribuição científica da UnB à Ciência da Informação (como um todo), tendo como base a amostra não probabilística e os dados quantitativos elencados neste post. Favor usar o campo "comment" abaixo para tal finalidade.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

A Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - B2

O AGCRJ, dentre suas frentes de trabalho, investe na publicação da Revista do Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro. Esse periódico foi editado por cinco períodos, entre os anos de 1894 e 1954. Em 2007, foi retomada essa experiência e seus exemplares estão à disposição dos pesquisadores e interessados, tanto no site do AGCRJ, como na versão em papel. 

O intuito desta Revista além de divulgar o acervo da instituição, é o de criar um diálogo entre o AGCRJ e as comunidades acadêmicas que usufruem do material aqui custodiado, para viabilizar suas pesquisas. Para isto, promove encontros e acolhe reflexões que discutem os dilemas da vida carioca por uma abordagem transdisciplinar. 

A Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro recentemente avaliada pelo Qualis/Capes na categoria B2 da área das Ciências Sociais Aplicadas, possui um Conselho Editorial, composto por historiadores de reconhecido prestígio acadêmico e que tem a importante função de avaliar os estudos a serem publicados e orientar o periódico de forma a aproximar o AGCRJ dos debates teórico-metodológicos mais contemporâneos. Para saber mais e acessar o conteúdo das Revistas, clique aqui.


Envio de artigos para a Revista do AGCRJ 

Está aberta a chamada para o envio de artigos científicos para a Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Os textos deverão ser encaminhados a partir do primeiro dia útil de janeiro e a inscrição será encerrada no último dia útil de abril. O tema desta edição é livre, desde que relacionado à cidade do Rio de Janeiro. Os artigos publicados na revista serão disponibilizados no site do AGCRJ. Para mais informações, clique aqui.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Semana Internacional do Livro - Convite da CNI

 

Para aqueles que são apreciadores da leitura, profissionais da informação, bem como crianças e jovens iniciando no mundo da leitura, recomendo que compareçam a exposição da Semana Internacional do Livro da CNI. Tive acesso a prévia do evento e acho que a Área de Informação Compartilhada da CNI (ACIND) preparou um belo evento. Por isso, repasso o convite para vocês.

O evento contará com a exposição de fotos e documentos arquivísticos do Sistema Indústria, artesanatos elaborados com materiais reciclados de arquivo e biblioteca, Tablet Gigante interativo, lançamento do livro "O colaborador mostra seu talento", piso interativo e filme sobre a evolução do livro. Além de outras atrações.

terça-feira, 2 de abril de 2013

1ª atividade da disicplina


As dúvidas e questionamentos operam um papel fundamental na ciência. Muitas vezes coisas tidas como "tolas" têm a capacidade de impulsionar a transformação de conhecimentos consolidados e abrir o caminho para transformações profundas. Na maioria das vezes, porém, as tolices continuam a ser o que eram, porém de modo não exclusivo, já que muitas "verdades científicas indiscutíveis" com o passar dos tempos não se revelam mais brilhantes do que certas ingenuidades atuais. 

A atividade preparatória para a aula do dia 4/abr, consiste em ler o texto sobre o conhecimento científico de Vanessa Bárbara (link aqui) e comentá-lo, tendo em vista a própria experiencia em pesquisa científica. Os comentários devem ser feitos no campo comment abaixo e são obrigatórios para os alunos da disciplina 2013 e optativos para todos os demais leitores do blog que queiram participar.

Outros textos que podem estimular o debate podem ser acessado nesse post aqui.