Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Próximas atividades


inscrições gratuitas
http://terraumplanetamulher.org/       (55)61/3225 0248

Conforme combinado e em função da suspensão do calendário acadêmico pelo CEPE/UNB. Não tivemos, formalmente aulas desde o dia 21/05. A suspensão das calendário acadêmico não paralisa, em princípio, as demais atividades de UnB. No meu caso, pesquisa, extensão e orientação, atuando nos três pilares da universidade. As discussões do curso de Metodologia para a pós-graduação ocorrerão normalmente, como atividades optativas, para as quais estão todos convidados (inclusive não alunos da disciplina). Ou seja, ninguém está obrigado a fazê-las e nem poderá ser penalizado por não cumpri-lias. Entretanto, aqueles que as fizerem poderão ser bonificados, conforme a qualidade demonstrada, quando do retorno à normalidade das aulas. 

A "aula-convite" consiste em comparecer e participar do debate da mesa 04 do Encontro Latino Americano de Mulheres, sobre "Acesso à informação, sustentabilidade e relações de gênero" e elaborar pequena reflexão livre sobre a temática discutida, sob a ótica da Ciência da Informação, problematizando questões específicas do próprio projeto de pesquisa. A referida mesa está agendada para 4ªf, dia 06 pela manhã. As reflexões deverão ser públicas e colocadas em algum ambiente virtual, até as 12:00hs do dia 14/05, indicando no campo comment deste post a respectiva URL.

Aqueles que não puderem comparecer deverão realizar a mesma atividade tendo como base apenas o material de referência disponibilizado pelas debatedoras e pela organização da mesa (ver página aqui). Há possibilidade de transmissão via web, porém ainda não há confirmação sobre isso.

Também é recomendável que, se possível, assistam ao evento todo, que será do dia 04 ao 06 de junho, manhã e tarde, aqui na Fio Cruz da UnB, próxima aos fundos do Hospital Universitário. A coordenação do evento recomenda fortemente que seja feita inscrição prévia em http://terraumplanetamulher.org/inscreva-se/. Por favor indique aqui se houver algum problema quanto a inscrição on-line.

A presença de todos é muito importante. Não deixem de comparecer!




10 comentários:

  1. A Mesa 04 – “Acesso à informação, sustentabilidade e Relação de Gênero, teve como temas: A Educomunicação como incentivo à cidadania sustentável - Sucena Resk; Descomplicar - Carolina Stanisci; Cidades Inteligentes - Soninha Francine e Estruturas de contrapoder – Lilian Lubochinski foram apresentadas na Fundação FioCruz.

    Algumas reflexões e considerações foram postadas aqui:

    http://alebuba.blogspot.com.br/


    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Lais Pereira de Oliveira10 de junho de 2012 às 17:32

    A reflexão livre acerca da temática "Acesso à informação, sustentabilidade e relações de gênero", apresentada na Mesa 04 do Encontro Latino-Americano de Mulheres está disponível para acesso em:
    http://www.abgo.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=294:artigos&catid=42:artigos&Itemid=71

    ResponderExcluir
  3. Atividade referente a mesa 04 do "Encontro Latino Americano de Mulheres": http://cienciaeinformacao.blogspot.com.br/2012/06/reflexao-livre-da-mesa-04-sobre-acesso.html

    Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
  4. Cristiane Basques - Mestranda/2012 - disciplina Metodologia em CI.

    Atividade referente a mesa 04 do "Encontro latino americano de Mulheres"

    ResponderExcluir
  5. Cristiane Basques

    complemento:

    http://relatosdememoria.blogspot.com.br/2012/06/acesso-informacao-sustentabilidade-e.html

    ResponderExcluir
  6. Minha reflexão aqui:

    http://issuu.com/sergiocoletto/docs/elam2012coletto?mode=window&backgroundColor=%23222222

    ResponderExcluir
  7. Reflexão em:

    http://issuu.com/fernandoalbuquerque/docs/elam-mesa04?mode=window&viewMode=singlePage

    ResponderExcluir
  8. RÁÁÁÁ!!!!
    Minha reflexão pode ser acessada em:

    http://issuu.com/carvalhopds/docs/reflex_o_mesa_04

    ResponderExcluir
  9. ALUNO:DANIEL ALVES RIBEIRO GUIMARÃES
    MESTRADO UNB

    A reflexão livre acerca da temática "Acesso à informação, sustentabilidade e relações de gênero", apresentada na Mesa 04 do Encontro Latino-Americano de Mulheres.

    http://www.danielguimaraes.info/apps/blog

    ResponderExcluir
  10. A temática “Acesso a informação” a partir das palestras do ELAM Mesa 4 da Rio+20 foi abordada num sentindo mais amplo, não apenas de interação e de troca de informações, mas o empoderamento das informações e a ação transformadora (ações de poder) que ele provoca sobre os pares, organizações, pessoas em si. Toma como pano de fundo a disseminação da sustentabilidade e formas de mobilização das pessoas sobre essa questão. Como cientista da informação, diga-se novata, ficaram interrogações sobre a organização dos registros das ações na web 2.0 para garantir o acesso a essas informações.
    A convergência desse tema “acesso a informação” com a minha proposta de pesquisa em educação corporativa está no valor do conhecimento produzido, compartilhado e usado, aplicado sob ações de empoderamento que possam provocar mudanças comportamentais nas pessoas e organizações. É satisfatório participar e refletir um pouco mais sobre as várias nuances da questão “informação” e do caráter social e pedagógico inerentes a ela.

    ResponderExcluir

Comente & argumente