Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 24 de março de 2011

Início da turma 1/2011

copiado do blog "The secret Sun"

Hoje, após alguma indefinição quanto aos alunos especiais a serem aceitos na turma, a disciplina de Metodologia, destinada aos alunos regulares do mestrado em Ciência da Informação da UnB, enfim recomeçou, com uma nova turma. O programa atual está compartilhado com a Profa. Sofia Galvão Baptista, que se encarregará de ajudar ao alunos na consolidação dos projetos iniciais de pesquisa. Em um segundo momento, eu me encarregarei de estimular um processo de análise e discussão conceitual, com vistas à reflexão analítica dos alunos sobre os limites de seus projetos.

Como "aperitivo" desta discussão hoje assistimos ao primeiro episódio do seriado "Arquivo X" para estimular a discussão sobre o enfoque científico e a necessidade de provas para a compreensão de um fato (Dana Scully) em contraposição à uma pré-definição anterior ao fato, direcionadora (e seletiva) da interpretação dos elementos investigados para a sua comprovação (Fox Mulder). O vídeo (episódio piloto, da primeira temporada) leva pouco de menos de 50 minutos. Aqueles que não possuem acesso a ele e quiser rever o exercício podem exercitar o inglês em um versão com som original e legendas em vietnamita que encontrei na web. Para não infringir direitos de divulgação, este blog limita-se a incorporar o link apenas: http://www.viddler.com/explore/kso1/videos/12/

O curso tem o seguinte cronograma preliminar:

Data
nª da aula
Tópico
Responsável
24-mar
1
Abertura
André e Sofia
31-mar
2
1. A Ciência e o conhecimento científico:
Sofia
7-abr
3
2. O Método científico
    a) Conceitos gerais sobre: variável independente/dependente.
14-abr
4
    b) Tipos de pesquisa:
        · experimental
21-abr
FERIADO

28-abr
5
        ·  quantitativo-descritiva;
5-mai
6
        ·  exploratória
12-mai
7
        ·  qualitativa
19-mai
8
Painel geral
André e Sofia
26-mai
9
3. Implicações do "fazer ciência":
André
    a) o que é Ciência?
2-jun
10
    b) diferenças entre problema, método e teoria;
9-jun
11
    c) bases empíricas e conceituais
16-jun
12
    d) o papel social da pesquisa científica;
23-jun
FERIADO

30-jun
13
    e) formas de divulgação científica
7-jul
14
    f) pesquisa em Ciência da Informação como conhecimento e como ação
14-jul
15
Painel geral
André e Sofia


Para a minha parte será usado, como livro-texto, o "Olhar no Espelho" de Eduardo Tomanik. Afim de evitar o exercício de cópias desautorizadas será feito um pedido à editora, que poderá, se houver interesse , ser ampliado para outros interessados daqui de Brasília. Como há a necessidade de fechar lista de interessados, arrecadar $$$, fazer o pedido, aguardar o frete e redistribuir os exemplares a tempo de ler os primeiros capítulos para o dia 26 de maio, é necessário que a manifestação de interesse e confirmação seja feita com brevidade . Favor indicar no campo comment e-mail para contato caso deseje pegar carona no frete da turma. Atenção: os alunos regulares NÂO DEVEM preencher esse campo. Devem entrar direto em contato comigo, por e-mail, conforme foi indicado em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente & argumente