Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Crônica de uma greve anunciada

Copiado de Pedrada Rubro-negra
O post anterior desse blog já havia prenunciado os tempos difíceis que virão pela frente para a UnB. Nessa semana as associações funcionais ligadas à instituição estão fazendo reuniões, assembleias etc. Em todas, a despeito de inúmeras e históricas divergências há ao menos um ponto em comum: indicativo de greve. 

O que me causou profundo assombramento nesta semana que se passou foi a quase que completa alienação de muitos de meus colegas, que sequer sabiam do ocorrido. É sempre bom lembrar que esse tipo de problema não atinge somente indivíduos de uma dada universidade, porém afeta diretamente as possibilidades futuras de quaisquer projetos nacionais ligados à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à formação universitária. É importante lembrar que a UnB insere-se no mesmo grupo das demais universidades federais e que as atuais ações do governo em relação a ela indicam a postura geral quanto uma política (ou falta de uma) nacional, reservando os indicativos positivos concentrados nas universidades estaduais de São Paulo.

Vejamos quais são os fatos de interesse geral que se podem extrair desse episódio:
  1. A questão salarial é vista como uma questão individual e não como uma política geral, conforme é indicado em parecer do TCU que "(...) [a URP aos servidores] deve ser considerada, necessariamente, uma vantagem individual". Como é uma questão individual, não há, até o momento, nenhuma outra manifestação de outros órgãos "competentes" relacionados às universidades, à ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Se, burocraticamente o TCU tem lá seus argumentos, caberia aos órgãos "competentes" providenciarem a rápida e necessária mudança nas normas burocráticas. É importante frisar que o que está em jogo não é o pagamento (ou não) de um ou outro adicional noturno, porém mais de 1/4 de todos os vencimentos da totalidade dos servidores de uma das maiores IES. A lógica indica que se algo abrange a totalidade não dá para ser individual. 
  2. A remuneração de pesquisadores de instituições nacionais responsáveis pela maioria da produção científica deste país é vista como um mero caso isolado, razão pela qual o estabelecimento de uma "sanção" da devolução de 1 ano de salário para cada 4 anos trabalhados está completamente desvinculada de todas as manifestações públicas dos órgãos "responsáveis" pela política de C, T & I do Brasil. Não há dúvida que com uma medida dessa não faltarão "novos" recursos para "aprimoramento" de tal política. CT&I são vistas de modo absolutamente dissociado das condições de trabalho dos verdadeiros responsáveis por sua execução: os cientistas.
    >Vide 4ª Conferência de CT&I (ver post aqui), palestra de planejamento para a Universidade em 2022 (ver nota da UnB aqui) etc.
Proposta de atividade visionária (ou "eu bem que avisei"): com o atendimento ao despacho do TCU dicutir qual será o futuro imediato da UnB e suas implicações a médio e longo prazo em uma política nacional de CT&I.

Proposta de atividade cidadã (ou "procurando agulha no palheiro"): localizar manifestações, particionamentos e atitudes de órgãos "competentes", e de pessoas públicas de tais órgãos em relação a essa situação: 
  • Presidência da República (atual e futura)
  • Ministério da Educação (incluindo CAPES)
  • Ministério da Ciência e Tecnologia (incluindo CNPq)
  • Senado Federal (incluindo professor-senador da UnB)
  • Câmara dos Deputados (incluindo futuro deputado federal recém formado pela UnB)
  • Câmara Distrital do Distrito Federal
  • Governo do Distrito Federal
  • Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Grande imprensa
  • e, por fim, a reitoria da UnB

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Como é difícil ser professor neste país... ou a nova greve que se avizinha... de novo.


Passadas as eleições o bombardeio à universidade pública continua e a velha questão da redução salarial da UnB continua e a magnífica liderança institucional se fantasia de Pilatos e lava as mãos. Estranhas coincidências: a vitória do governo nas urnas, novo problema no exame do ENEN (que foi elaborado adivinha por quem?), nova (ou melhor, velha) perspectiva de corte salarial às vésperas do fim do ano. Desta vez, já que antes das próximas eleições vai ter a Copa do Mundo, nós professores vamos ser responsabilizados individualmente por receber o que nos é de direito como se fôssemos criminosos de colarinho branco. 

Essa combinação de fatores não deixa dúvidas que o projeto de privatização da universidade pública de qualidade (através do sucateamento). A pergunta atual não é mais o que acontecerá,  porque o fim da UnB, como uma universidade de pesquisa e de excelência já está decretado. Nem é preciso que o último a sair apague a luz, porque em breve não haverá mais nenhuma luz; nem para ser apagada (obrigado CEB) e nem no final do túnel. A pergunta deveria ser A QUEM INTERESSA ISSO? Certamente que não é ao Brasil e nem a nenhum projeto nacional decente.

Esse ano fui contemplado com uma bolsa de produtividade, ajudei a reerguer a nota de meu programa de pós-graduação na CAPES (retornamos ao 5), publiquei, orientei, apresentei trabalhos no exterior, coordenei simpósio internacional no exterior, fui patrono de turma de graduados, tive um blog indicado para concorrer a um prêmio internacional (cuja divulgação foi glosada pela setor de comunicações daqui...) etc. Tudo isso para ter que ser notificado que meu salário de dezembro (com 13º) poderá ser cassado e que deverei apresentar justificativa pelo recebimento do mesmo (como se eu fora culpado) e posteriormente ressarci-los ao erário público?! Como uma vez bem disse um presidente francês, o Brasil não é um país sério.

A situação de indefinição, de assédio moral ao profissional que nunca terá a certeza de quanto vai ganhar (se é que vai ganhar, se é que não vai dever por ter trabalhado) já dura mais de um ano:
Para que ainda não entendeu, a nota da ADUNB, de 3 horas atrás, é bastante cristalina quanto a quadro atual ao mostrar a magnífica interpretação jurídica de que um despacho do TCU está acima de 3 mandados do STF.

ADUnB Informa
 Encontro com a Reitoria sobre notificação aos servidores
 A Diretoria da ADUnB, juntamente com o SINTFUB, APOSFUB e suas respectivas assessorias jurídicas estiveram na tarde da última sexta-feira, 12, em audiência com o Senhor Reitor, José Geraldo de Souza Júnior, para tratar da diligência suscitada pelo TCU na TC N. 011.205/2009-0, cujo despacho do Senhor Ministro Augusto Nardes, solicita que a UnB notifique todos os servidores ativos, inativos e pensionistas para formular defesa individual de porque estão recebendo a URP (26,05%) nos contracheques. A ADUnB estima que são sete mil pessoas envolvidas.
As entidades formularam os seguintes “considerandos” ao Senhor Reitor no sentido de que a Reitoria ponderasse junto Ministro Relator do TCU pela inoportunidade da questão suscitada ou ainda que este pedido aguardasse o julgamento do mérito no STF:
- Considerando que o tema suscitado pelo TCU é objeto de três ações de Mandado de Segurança junto ao Supremo Tribula Federal - STF, todas estas com liminares deferidas nos respectivos processos assegurando pagamento da URP/1989 nas mesmas condições em que vinham sendo feitas, cujos Acórdãos do Plenário do TCU estão suspensos;
- Considerando-se que a questão (URP/1989) será definida de acordo com o que vier a ser decidido pelo STF;
- Considerando como é público que a UnB nesta oportunidade está repondo o semestre letivo prejudicado em razão de uma sofrível greve para seus servidores e alunos e que a reabertura desta questão nesta oportunidade poderá vir a incitar uma nova crise institucional que a ninguém interessa no âmbito da UnB;
Na audiência o Senhor Reitor refutou os “considerandos” das entidades, informando que este pedido do TCU houvera sido solicitado no ano passado, mais precisamente em 14/12/2009, e que o Ministro Relator concedeu um “improrrogável prazo” de 30 dias para que a UnB notifique os servidores sob pena de multa. Este prazo vence na próxima semana. Informou ainda que os motivos suscitados pelas entidades que são autoras das ações na Justiça, não são consistentes para se reportar ao TCU.
As entidades presentes ponderaram outras preocupações como a de que o TCU quer com a notificação, a pretexto do que disciplina a Súmula Vinculante N. 3, estabelecer o “contraditório e a ampla defesa”, determinar um novo marco nos processos em curso, pois a partir da notificação, os beneficiários da Liminar concedida pela Ministra Carmen Lúcia no Mandado de Segurança N. 26.156, de 7/10/2009 (processo dos professores), estariam cientes de que poderiam deixar de receber de “boa fé” o valor da URP. Isso quer dizer que caso o mérito da questão seja negado no STF, pode o TCU solicitar o ressarcimento dos valores a partir da ciência dada na defesa individual a partir da notificação.
Foi solicitado ainda na audiência ao Senhor Reitor, que reivindicasse um novo prazo para o cumprimento da medida, ou que se aguardasse o mérito da questão, pois a distribuição de sete mil cartas, respeitado o rigor que essa notificação deve alcançar é tarefa complexa. As entidades fizeram então os seguintes questionamentos: e como será emitida, de que forma, para qual endereço, como será colhida a firma da notificação, quem irá receber as defesas individuais, de que forma serão encaminhadas ao TCU. Tais assertivas apenas mereceram a consideração por parte da Reitoria de que, quem distribui contracheque; pode fazer o mesmo com a notificação. Entretanto, nenhuma informação de como será feito o encaminhamento foi prestada.
As entidades decidiram após o encontro tentar audiência com o Ministro Augusto Nardes do TCU, para esclarecer essa medida, uma vez que o pagamento da URP está amparado por decisão judicial e a TC N. 011.205/2009-0, ocorreu após a liminar do STF, que em tese afastaria essa iniciativa.
Particularmente, ao que compete a Diretoria da ADUnB será convocada uma Assembléia Geral nas próximas horas para esclarecer a categoria dos professores sobre mais essa ameaça do Tribunal de Contas e organizar a categoria para os próximos embates. No nosso entendimento a partir da Liminar do STF as medidas propostas pelo TCU, que em Sessão Plenária de 02/09/2009, mandou retirar a URP dos contracheques de todos os servidores, está suspensa e com ela todos os atos daí decorrentes. A Liminar foi concedida pela Ministra Carmen Lúcia um mês depois, em 7/10/2009, a partir do Mandado de Segurança 26.156 proposto pela ADUnB. No entanto, não é esse o entendimento do TCU e tampouco da Reitoria, que resigna-se cumprir uma medida sabedora das conseqüências que daí advirão.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

UNESCO lançou ontem relatório mundial sobre ciência


Ontem a UNESCO publicizou seu relatório quinquenal relativo ao desenvolvimento mundial da ciência. De acordo com a apresentação da obra, o relatório busca espelhar o desenvolvimento da ciência nos cinco anos recentes, apesar de trabalhar com dados macroeconômicos de 2007. A pesquisa trabalha com segmentação de dados em quatro perspectivas: nível de desenvolvimento, continentes/regiões, comunidades econômicas e países selecionados. Nessa última segmentação é possível analisar comparativamente o Brasil em relação a outros países (emergentes e desenvolvidos). 

Os organizadores indicam que o avanço da informação digital e das TICs está alterando o desenvolvimento da ciência e, em minha opinião, aumentando o fosso informacional e as correspondentes desigualdades entre países e regiões. Uma frase emblemática na apresentação denota a crescente importância do acesso à informação: "A acessibilidade à informação codificada em torno do mundo está tendo um efeito radical na criação, acumulação e disseminação de conhecimento (...)" (UNESCO 2010, p.2). Ou seja, países e regiões se desenvolvem mais (ou menos) não apenas em função da qualidade e quantidade de sua produção científica, mas também (ou principalmente) pela capacidade de armazenar, compartilhar, difundir e acessar informação científica significativa. Guardadas as devidas (e imensas) proporções, espera-se que a prática da manutenção de um diário aberto de pesquisa (na forma de blog, por exemplo, com links, informações, documentos, conclusões parciais, artigos etc.) induza os jovens pesquisadores a trabalharem na redução do fosso informacional, contribuindo para a diminuição das disparidades científicas regionais.

Clique aqui para fazer o download do relatório em português, ou acesse aqui a página de referência da UNESCO relativa à obra, com resumo e outras opções de formato do relatório (impresso e em outros idiomas).

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Seminário Metadados e Representação do Conhecimento


O Departamento de Ciências da Informação da UFC e o Imparh, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizam o "Seminário - Metadados, Representação do Conhecimento e a Recuperação de Dados".

O evento ocorre de 28 a 30 de novembro, no Auditório Rachel de Queiroz – Área 2 do Centro de Humanidades. O objetivo é reunir especialistas, estudantes e profissionais e propiciar uma oportunidade de estudo de conceitos e tendências da área. 

O seminário terá 3 eixos:
  • a representação do conhecimento; 
  • tecnologias aplicadas na preservação do conhecimento e 
  • os novos desafios referentes ao uso e à transformação da sociedade em função da informação. 
Cada tema será abordado com palestras e debates, com pesquisadores e profissionais da área. 

A submissão de trabalhos está aberta.

Mais informações sobre inscrições e submissões no site do evento: https://sites.google.com/site/semerec.

Programação

28 Novembro

ABERTURA - 14h-16h

29 Novembro

SESSÃO DE ARTIGOS - 09h-12h


 PALESTRA 1 - 14h-16h
A HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO
Palestrantes Convidados
(Aguardando confirmação)
 PALESTRA 2 - 16h-18h
METADADOS, REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO E A RECUPERAÇÃO DE DADOS
Palestrantes Convidados(Aguardando confirmação)

 PALESTRA 3 - 18h-20h
CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO, NOVAS FRONTEIRAS, NOVAS TECNOLOGIAS
Palestrantes Convidados
(Aguardando confirmação)



30 Novembro
PALESTRA 4 - 14h-16h
LAN HOUSE: POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO DIGITAL

Palestrante Convidado
Luiz Fernando Moncau
Pesquisador/Lider de Projetos no Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas - RJ


 PALESTRA 5 -  16h-18h
A PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS E DA PRIVACIDADE NAS REDES SOCIAIS DA INTERNET - O MEMORANDO DE MONTEVIDEU
Palestrantes Convidados
Profa. Iris Tavares - Presidente do Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos -  IMPARH (Fortaleza - CE)


Ricardo Alan Kardec Loiola
Coordenador do Programa de Modernização do IMPARH
Membro da Internet Society
 PALESTRA 6 - 18h-20h
PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL

Palestrante Convidado
Prof. Dr. Alexandre Barbosa
Phd. em Administração pela FGV-SP e HEC de Montreal-CA
Gerente do Centro de Estutos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação  - CETIC.br  do COMITÊ GESTOR DE INTERNET BRASILEIRA- CGI.br)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Paulo Elian lança livro na UnB


Paulo Elian, cuja tese já foi trabalhada para discussão sobre metodologia de Ciência da Informação (ver aqui). Estará lançando livro na Faculdade de Ciência da Informação nesta 2nda feira, dia 8/11, durante a semana de Arquivologia (ver programação aqui). 

Para maiores informações sobre a obra clique aqui.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

E-governo e transparência pública


O projeto Garage Lab promoveu uma "hackatona" sobre transparência de dados públicos e governo aberto. Alguns dos resultados estão disponíveis na web em: http://garagelab.tumblr.com/tagged/Hackathon. A temática, que já tem um importante espaço na área do Direito Público, vem ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais da informação. A Universidad San Andrés, na Argentina, promove, no dia 5 de novembro, um fórum sobre governo eletrônico que discutirá os resultados da "hackatona". Para mais informações sobre o evento clique aqui e siga os links.