Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

sábado, 30 de outubro de 2010

Começou ontem o segundo Congreso Ciencias, Tecnologías y Culturas


Teve início ontem, em Santiago de Chile, o segundo Congreso Congreso Ciencias, Tecnologías y Culturas: diálogo entre las disciplinas del conocimiento - mirando al futuro de América Latina y el Caribe, que busca abranger os temas mais relevantes (e diversos) ligados ao tema (acesse aqui a página do congresso). O congresso faz parte do movimento Intenacional do  Conhecimento. Os objetivos gerais estão assim definidos:
  1. Contribuir al diálogo e intercambio entre las diversas disciplinas.
  2. Fomentar la discusión sobre la tarea intelectual en una rezagada América Latina en el marco del Bicentenario.
  3. Generar un gran movimiento de coordinación que comprenda a personas e instituciones que producen y difunden el conocimiento para desarrollar las fuerzas productivas intelectuales.
O movimento Internacional del Conocimento propõe, entre outras coisas articular uma rede de profissionais do conhecimento e da informação, transcendendo partidos, nações, associações, disciplinas e instituições. Uma grande rede que, acima das crenças e ideologias, se compromete com a qualidade do conhecimento e honestidade intelectual, convicta que estas são as chaves para o bem estar da humanidade, particularmente para a América Latina e o Caribe (acesse aqui o portal do movimento). Tais ideais estão expressos em um manifesto que pontua 10 itens básicos para que a proposta possa ser viável. Acesse aqui a página do compromisso intelectual 2010 e faça sua adesão virtual à livre divulgação e produção do conhecimento.

O congresso está dividido em 60 simpósios, que representam mais de 2500 comunicações, oriundas de mais de 400 universidades, centros de pesquisa, instituições de educação etc. Um desses simpósios, o nº 56, dedica-se ao tema do acesso à informação. Acesse aqui post sobre tal simpósio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente & argumente